Chamados de “snacks” (aperitivo) na Europa e Estados Unidos, os tomates grape no Brasil estão cada vez mais presentes também nas mesas dos consumidores brasileiros. Atualmente os tomates grape e similares já respondem por uma fatia de 10 a 20% do mercado no hemisfério norte e segundo analistas, deve atingir a faixa de 40% nos próximos cinco anos.
Em um evento realizado em Almeria, berço do cultivo protegido na Espanha, Phillipe Chatin, executivo de uma multinacional do segmento de sementes, declarou que o tomate “snack” vem mobilizando toda a cadeia produtiva da indústria do tomate em estufas. É o setor mais dinâmico e que apresentou o maior crescimento nos últimos vinte online casino dgfev anos e cuja tendência é de contínua inovação. Segundo ele, os “breeders” (geneticistas responsáveis pelo desenvolvimento de novas variedades) estão trabalhando fanaticamente para desenvolver cores, sabores, formatos e aromas marcantes, desafiando os produtores a obter altos rendimentos o ano todo e levando atacadistas e varejistas a experimentarem novas embalagens para seduzir os consumidores.
Agricultores e comerciantes holandeses estiveram presentes no Syngenta Snacking Tomato Conference
Fonte: Fresh Plaza, Fotos: HortiDaily.com
Antonio Bliska Jr
Editor Técnico Revista Plasticultura
28/01/²014