Supermercado na França reinventa comercialização de frutas e vegetais para evitar desperdício

O Parlamento Europeu declarou 2014 como o Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar. A proposta foi aprovada para que sejam tomadas decisões importantes na resolução do problema do desperdício alimentar que existe na Europa. De acordo com um estudo publicado pela Comissão Europeia, antes da entrada da Croácia na EU, a produção anual de resíduos alimentares nos 27 Estados-Membros rondava os 89 milhões de toneladas, podendo mesmo chegar aos 126 milhões de toneladas em 2020, caso não tomem medidas preventivas urgentes.

Segundo dados estatísticos apresentados no ano de 2012, em Portugal cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano, ou seja 17% do que é produzido, vão para o lixo.

Trata-se de um problema de consequência grave no âmbito ético-social e não menos graves no âmbito ambiental e econômico – a produção destes alimentos envolve gastos em terras, energia e água, recursos humanos, etc. Na Europa, o desperdício de produtos hortofrutícolas próprios para consumo ronda os 30%.

Supermercado transforma frutas e legumes feios em sua própria marca de sucos e sopas

Rede francesa vendeu 1.2 toneladas de alimentos indesejados em dois dias

Aproveitando a iniciativa da União Européia, que declarou 2014 como o Ano da luta contra o desperdício alimentar, e a concientização da população, uma rede de supermercados franceses está dando um ótimo fim àquelas frutas e legumes que sobram no final do dia por serem indesejados. Muitos alimentos acabam deixados de lado pelos consumidores por serem considerados estranhos, machucados, tortos, ou simplesmente feios. Olhando para essa situação bem conhecida, o Intermarché decidiu eles mesmos usar esses produtos, que podem ser feinhos mas ainda são comestíveis. Eles criaram uma marca especial, que atende pelo nome de ‘Les Fruits & Légumes Moches“, ou ‘as frutas e legumes feios’. A linha de produtos faz por exemplo, sopas de legumes, purês de batata e beringela, e por aí vai. O suco de laranja, por exemplo, ganhou o nome de ‘suco de laranjas feias’. Além de processar esses alimentos, a rede também dedica um espaço de suas lojas para a comercialização dos produtos in natura. Quem topar ganha um desconto de 30% na compra de legumes e frutas perfeitamente comestíveis.

Ganha-se em sustentabilidade em todos os níveis: ambiental, econômico e social. Além da redução da fatura da logística e do ganho no marketing.  Fonte: sites PME Estadão. Ientermarché e U.E.

Antonio Bliska Júnior

Editor Revista Plasticultura                                            Publicado em 22/09/2014

 

 

Veja o vídeo no link abaixo

http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,supermercado-transforma-frutas-e-legumes-feiosem-sua-propria-marca-de-sucos-e-sopas,4823,0.htm

 

Frutas e vegetais fora do padrão seriam descartados

Frutas e vegetais fora do padrão seriam descartados

 

Embalagens de sucos após o processamento do que seria descartado

Embalagens de sucos após o processamento do que seria descartado

Interior de uma das lojas do Intermarché na França

Interior de uma das lojas do Intermarché na França

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