Principais aspectos a serem considerados para irrigação por gotejamento

Irrigação pode ser um tema complexo. Para entende-lo, precisamos ter um bom conhecimento básico. Um sistema de irrigação é um sistema hidráulico que move a água com a ajuda de bombas, tubos, tubulação e muito mais. Os sistemas de irrigação devem ser selecionados e dimensionados com base no tipo e tamanho do nosso sistema. Existem três aspectos fundamentais para a compreensão da irrigação em um nível básico: capacidade, uniformidade e controle.

Capacidade
Sistemas de irrigação por gotejamento precisam ter capacidade suficiente para atender às necessidades de movimentação da água e entrega de nutrientes. Os sistemas de irrigação por gotejamento incluem o uso de emissores para fornecer água e nutrientes no nível da zona raiz. Cada emissor tem uma taxa de fluxo específica que é projetada para fornecer uma quantidade específica de água. Se a soma de todas as taxas de fluxo dos emissores exceder a capacidade do sistema, então os emissores não poderão fornecer a mesma quantidade de água, reduzindo também a entrega de nutrientes.

Para ter capacidade suficiente, é preciso que o cálculo seja feito com base no fluxo de água que deve ser entregue. É importante considerar também que as demandas de água das plantas podem mudar dependendo de diferentes fatores e devemos sempre evitar ter capacidade suficiente para o pior cenário. A demanda por água pode até ser diferente dentro de uma estufa. É por isso que a maioria dos produtores prefere instalar um regulador de pressão em circuitos menores, para ter um melhor controle de irrigação.

Uniformidade
Uma das características mais importantes da irrigação na produção comercial é a uniformidade. Por que? A uniformidade permite que você tenha controle sobre diferentes variáveis que afetam a produção. Sistemas não uniformes podem causar um atraso nos dias para colher ou afetar a qualidade do produto. A uniformidade pode ser afetada pelo tipo ou projeto do nosso sistema de irrigação. Outro aspecto muito importante a ser considerado são os substratos. Substratos podem definitivamente ter um forte efeito na uniformidade da irrigação.

Os sistemas de irrigação por gotejamento visam uma boa porcentagem de uniformidade usando um alto número de emissores com descarga uniforme. A irrigação por gotejamento em comparação com outros sistemas de irrigação, como os irrigadores, pode proporcionar mais uniformidade.

A uniformidade pode ser afetada pelo substrato. Algumas marcas têm trabalhado muito para desenvolver opções de substrato para melhorar a uniformidade. Grodan é uma dessas marcas. Rockwool é uma excelente opção para fornecer retenção de água para nossas plantas. Este substrato é usado principalmente para germinação e transplantes. No entanto, Grodan também desenvolveu lajes que podem ser usadas em sistemas de irrigação por gotejamento. Essas lajes são reconhecidas pelas excelentes condições fornecidas no nível da zona radicular, incluindo, naturalmente, uniformidade para melhorar o desenvolvimento das culturas.

Controle
Como podemos decidir quando e quanto tempo irrigar? Historicamente, o método mais utilizado é agendar irrigação. Outras opções incluem automação baseada em condições ambientais, como radiação.

Ao irrigar, os empresários rurais precisam pensar em dois aspectos: duração entre eventos de irrigação e a duração de cada evento de irrigação. Normalmente, os intervalos entre eventos de irrigação mudarão ao longo do ciclo, dependendo de diferentes fatores, como estágio de desenvolvimento e condições ambientais.

As necessidades de irrigação podem ser específicas da cultura. Normalmente, os produtores ajustam a irrigação com base nas necessidades das culturas e, por tentativa e erro. Ao testar, os produtores podem ter certeza absoluta de que o sistema está fornecendo a quantidade necessária de água e nutrientes para cada planta. Além da água e nutrientes exigidos pela planta, os agricultores geralmente visam adicionar 20% a 30% mais água para “lavar” o sistema e promover um ambiente mais homogêneo no nível da zona radicular. Esse “excesso” de água pode compensar em uma pequena porcentagem caso os emissores não forneçam irrigação uniforme. Também pode nos ajudar a evitar o acúmulo de sal em substratos.

Hidroponia
Irrigação em hidroponia é um tema complexo. A captação de água e nutrientes das plantas pode mudar dependendo dos fatores ambientais. Além disso, a irrigação também pode promover o desenvolvimento específico dessas culturas.

Por exemplo, no tomate é sabido que diferentes temperaturas na zona radicular podem ter um impacto não apenas na captação de água, mas também na absorção de nutrientes específicos. Estudos anteriores mostraram que a absorção de nutrientes como Ca e P são mais sensíveis a mudanças de temperatura do que outros nutrientes (Adams, 1989).

A irrigação também pode ter um efeito na promoção do crescimento generativo ou vegetativo. O crescimento generativo é estimulado por uma alta diferença entre a temperatura do dia e a noite, o uso de baixo percentual de drenagem e alta condutividade elétrica. Por outro lado, o crescimento vegetativo é estimulado pela baixa ou nenhuma diferença entre a temperatura do dia e a noite, a baixa condutividade elétrica e o baixo percentual de drenagem.

A irrigação pode parecer mais simples do que realmente é. Para ter controle real sobre nossa cultura, devemos estudar profundamente os requisitos de irrigação e os efeitos que podem impactar as plantas.

Para mais informações:
Hort Americas
Chris Higgins, CEO
chiggins@hortamericas.com
www.hortamericas.com 

Posted by Professor Cyro in : Sem categoria,