PANORAMA GLOBAL DO ABACATE

A demanda pelo abacate continua em alta em todos os mercados, com aumento da demanda em países como a Alemanha, onde as férias escolares terminaram. Na China em particular, a tendência de aumento do consumo de abacate continua à medida que os consumidores ficam mais familiarizados com este produto, e os produtores australianos se beneficiam disso, enviando seu primeiro contêiner de frutas de 40 pés para o mercado asiático, bem como possivelmente esperando a maior colheita de todos os tempos. No entanto, em países europeus, alguns produtores da Itália e Espanha, a produção de abacate tem sido prejudicada por temperaturas extremas acima de 45 ° C.

Holanda e Bélgica: possuem boa demanda e preços para tamanhos menores de abacates

O Quênia continua a embarcar contêineres de abacates e continuará até o final deste ano. A Tanzânia também começou a carregar contêineres. A demanda por calibres pequenos (22 e menores) é boa, porque grandes países exportadores como o Peru estão exportando calibres maiores este ano. Como resultado, o preço dos tamanhos menores provavelmente aumentará um pouco e os maiores cairão. Atualmente, o preço dos pequenos calibres oscila entre os sete e os oito euros. A temporada começará em breve no Chile, Israel e Espanha, e a qualidade e o volume de produção desses países vão influenciar o preço a partir de setembro/outubro.

Alemanha: ainda existe uma grande demanda por abacates, e em parte é devido ao fim das férias de verão

Atualmente, abacates de vários países de origem como Quênia, Peru, África do Sul e Colômbia podem ser encontrados no mercado alemão. Os abacates quenianos apresentam uma qualidade ligeiramente inferior, pois nem sempre se desenvolvem de forma satisfatória nas câmaras de amadurecimento, relata um grande comerciante.

Os abacates peruanos continuam dominando a temporada de verão, que terminará nas próximas duas a três semanas. Os abacates de Israel, por sua vez, não são esperados até o final de outubro com as variedades “Pinkerton” e “Ettinger” ou em novembro com a variedade “Hass”.

Pode haver uma escassez artificial de variedades de calibre 18 devido a várias promoções. No entanto, ainda existem muitos tipos de calibre 14 e 16 no mercado.

Essencialmente, os 14s e 16s podem ser adquiridos por menos de 7 euros. Já os abacates do Quénia estão disponíveis por 6,5 euros e os calibre 18 por cerca de 7,25 euros. Atualmente, nenhuma condição incomum ou escassez de curto prazo são esperadas.

Espanha: Botryosphaeria e temperaturas acima de 45°C ameaçam a produção de abacate

Na Península Ibérica, tendo em conta as produções de Espanha e Portugal, existem mais de 20.000 hectares de abacates, distribuídos entre Málaga, Granada, Cádiz, Huelva, Valência e o sul de Portugal. O setor ibérico do abacate, cuja safra vai de dezembro a abril, trabalha não só na expansão do cultivo de superfície, como também na expansão de sua janela de marketing.

No entanto, existe um problema sério em viveiros e plantações jovens com Botryosphaeria, um fungo que afeta o crescimento vegetativo das árvores. A Botryosphaeria se manifesta nas áreas de pega e apodrece, fazendo com que a fruta caia ao solo. Este é um fator que está afetando severamente a produção de abacate de todas as variedades.

Outro fator são as temperaturas e os extremos climáticos que a Espanha vive e que começam a se repetir a cada ano, com temperaturas às vezes subindo acima dos 45 ° C. Essas temperaturas anormalmente altas paralisam o crescimento da fruta e, em caso de falta de água, como está acontecendo, a árvore enfraquece e ocorre a queda do fruto. A queda de frutas neste ano é generalizada, o que significa que mais um ano as previsões de safra não serão as esperadas, embora até o momento se estime uma produção maior do que no ano passado.

Itália: preços baixos no mercado italiano de abacate devido à grande oferta do produto

É muito cedo para fazer estimativas para a campanha de produção de abacate da Sicília de 2021/22. “Esperamos um início da temporada um pouco mais tarde do que no ano passado, devido às temperaturas médias muito baixas na primavera. Depois dos temores ligados aos 46°C alcançados na virada de julho e agosto, as temperaturas agora parecem ter se estabilizado”, diz um empresário siciliano. As árvores estão cheias, mas não será um ano superlativo como o anterior , quando 1.400 toneladas do produto foram produzidas.

Um atacadista de Milão acrescenta: “Quanto aos abacates Hass peruanos, observamos uma queda nos preços, devido à grande oferta do produto. A temporada de importação na Itália começou no final de abril/início de maio e provavelmente terminará em algumas semanas. Embora os abacates Hass sejam normalmente comprados por não menos do que EUR 10,00, os preços agora estão em EUR 5,00. Mercados estrangeiros, como a Holanda, com o abacate greenskin, tiveram sorte. O produto tem tido muito sucesso, principalmente por causa das quantidades limitadas disponíveis. Aqueles que comercializaram variedades como Pinkerton, Fuerte e Ryan da África do Sul e Peru registraram preços de 12,00-13,00 euros. ”

África do Sul: preços da cultivar Fuerte quase o dobro da Hass

Os preços eram bons no mercado europeu antes da chegada dos abacates do Peru, mas depois disso o mercado de exportação foi difícil para os exportadores sul-africanos. As exportações agora estão se recuperando das últimas regiões, à medida que os volumes do Peru diminuem; os agricultores dessas áreas deixam que seus frutos permaneçam nas árvores à espera de melhores condições de mercado. Os abacates sul-africanos ainda podem chegar à Europa até a semana 46.

Os volumes da safra são semelhantes aos do ano passado, em torno de 16 milhões de embalagens cartonadas de 4kg, abaixo do esperado no início da safra, dadas as boas chuvas de verão nas regiões produtoras.

Um trader local observou que nos volumes para o mercado doméstico, a qualidade de Fuerte não era tão boa quanto no ano passado e que houve danos causados ​​pelo vento. Ele observou que a qualidade dos abacates Eswatini (antiga Suazilândia) tem sido muito boa.

No mercado local, o preço médio do abacate é de R16,06 (0,9 euros) por quilo. Um trader do mercado municipal de Joanesburgo disse que os preços de Fuerte estão perto de níveis recordes para esta época do ano e estão fortes há um mês em R110 (6,2 euros) e R130 (7,3 euros) para uma caixa de 4 kg, enquanto Hass está quase metade disso em R60 a R70 por caixa de 4 kg.

Hass é sempre um pouco mais barato do que Fuerte, ao contrário da maioria dos outros lugares do mundo, mas este ano a discrepância é particularmente grande. Muitas das frutas de Hass de pequeno porte vão para o setor de processamento (guacamole para exportação, por exemplo), que está exercendo uma forte influência sobre os volumes de Hass.

O setor de hospitalidade e catering local, tradicionalmente consumidores de Hass, ainda está gravemente deprimido.

China: com o aumento do interesse de consumidores chineses em abacates, as importações crescem 27%

Os abacates estão na moda nos últimos anos e podem ser encontrados nas mesas de muitos consumidores chineses. Um número crescente de pessoas agora está familiarizado com a fruta e começou a incluí-la em sua dieta.

Recentemente, a “Prohass” anunciou suas últimas estatísticas mencionando que o país espera importar cerca de 467.000 toneladas de abacate na temporada de 2021, o que é 27% a mais que na temporada anterior. O Peru já se tornou o maior fornecedor de abacates para o mercado chinês com uma oferta bastante estável e o produto de alta qualidade.

América do Norte: frutas menores, mas uma maior demanda por abacates; à medida que as regiões de cultivo diminuem, o foco se voltará para o dimensionamento e o preço dos abacates

Internamente, a Califórnia está lentamente encerrando sua produção de abacate. “Eles concluíram 95-96% da estimativa”, disse um importador californiano. “Nós temos cerca de três a quatro semanas restantes.” Esta semana, as projeções são de 6-7 milhões de libras de frutas e, na próxima semana, 5 milhões e uma redução contínua semanal a partir daí.

No mar, o Peru está na mesma posição, “Também faltam cerca de três a quatro semanas. Então, em um mês, o México será o único da cidade ”, afirma o importador.

Dito isso, é um ano diferente para o México da temporada passada. Os frutos nas árvores são muito menores este ano por alguns motivos. A safra do ano passado foi muito forte. O clima no México também tem sido um fator importante. É a estação das chuvas, mas eles precisam do sol para os frutos crescerem e ainda não tiveram o calor, de acordo com relatórios.

Por sua vez, o tamanho dos abacates do México parece diferente agora. “Atualmente está perto de 50 por cento dos anos 70 e 84, frutas tão pequenas”, de acordo com o importador californiano. “O setor será forçado a encerrar suas atividades. Portanto, 48 usuários terão que mudar para os anos 60, 60 usuários terão que mudar para os anos 70. Caso contrário, simplesmente não haverá qualquer opção. ”

Ele acrescenta que geralmente a demanda por tamanhos 48s é de aproximadamente 34% da indústria e os pacotes agora estão rodando apenas em torno de 18%. “Basicamente, está esgotando o estoque da indústria agora e, em duas semanas, não há opções. É necessário um tamanho menor ou você não terá o produto ”, diz ele, observando que este é o maior desafio no momento – fazer a indústria aceitar o tamanho menor.

Enquanto isso, a demanda tem sido bastante forte por abacates e pairando na casa dos 50 milhões de libras/semana. “Chegamos perto de 60 milhões de libras, mas mesmo com o preço, a demanda é surpreendente e relativamente alta.”

De fato, a precificação registrou uma boa volatilidade nos últimos três a quatro meses. No momento, 48s estão em cerca de $ 65,60s em cerca de $ 50 e 70s em $ 30. Há uma enorme diferença de preço agora, o que pode forçar as pessoas a usar esses tamanhos menores.

No entanto, os preços tendem a se fortalecer quando o México se tornar o único país fornecedor. “Em algumas semanas, poderíamos ver mais de US $ 80 por 48 e eu não ficaria surpreso se víssemos 60 em US $ 60 a US $ 65 e 70 perto de US $ 40”, continua o importador. “A parte difícil para os embaladores é que eles estão pagando 65-70 pesos/quilo e com uma embalagem tão pequena nas décadas de 48 e 60, eles têm que aumentar esse preço. Estamos projetando que daqui a três semanas, quando o México estiver no controle, poderemos ver 80-85 pesos/quilo, o que manterá os preços altos.”

Ele acrescenta que o dimensionamento vai superar os abacates, mas isso ainda deve acontecer em quatro a cinco semanas. “Podemos lidar com a questão do tamanho pelo próximo mês a dois meses. Eles precisam recuperar o atraso e, até que isso aconteça, não vejo qualquer redução de preço à vista.”

Austrália: altas expectativas para o que pode ser a maior safra australiana de abacate de todos os tempos

De acordo com as estatísticas, um total de 423.281 bandejas de abacates foram despachadas na semana encerrada em 9 de julho, o que foi um aumento de 23% em relação à semana anterior e sete por cento maior do que as 396.431 bandejas previstas. North Queensland forneceu a maioria das frutas com 52 %, seguido por Central Queensland com 39 %. Os consumidores desfrutaram de preços baixos no varejo nas últimas semanas, com supermercados e mercearias baixando os preços dos abacates Hass para US $ 1-2 cada.

Um grande produtor australiano de abacate relatou que espera uma das maiores safras de abacate que o país já produziu em 2021, o que levará a mais oportunidades tanto no mercado interno quanto no internacional. De acordo com um representante da indústria: “Nos últimos dois meses, embalamos um primeiro contêiner marítimo australiano de 40 pés para Cingapura. A Austrália fez muitos contêineres de 20 pés no passado e, mesmo nesta temporada, alguns sendo enviados para a Ásia (de outra empresa). O preço tem sido um fator nos últimos 10 anos para atrair novos clientes para o mix, então quando a oferta é abundante, temos a oportunidade de atrair mais consumidores para o produto também. “

Ele acrescentou que o clima tem sido surpreendentemente bom nas regiões de cultivo; provavelmente só há uma região, Central NSW, que teve muita chuva, mas todas as outras tiveram um tempo favorável, então o tamanho e o volume aumentaram.

Fonte: FreshPlaza

Posted by Professor Cyro in : Sem categoria,