Ou quem faz o PIB comanda o país, ou Brasília afunda o Brasil

Quem faz o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil? Os empreendedores brasileiros e trabalhadores. E quem gasta o PIB? O governo e sua burocracia ideológica. O que é agronegócio? Um conceito que necessariamente envolve um complexo de cadeias de valor.

 

Se esses elos não funcionam como um sistema interdependente, prejudicam imensamente o êxito dessa cadeia produtiva. Portanto, ou tomamos a economia, a infraestrutura, o comércio exterior, a indústria, comércio, transportes, agropecuária e abastecimento, e reunidos colocamos o Legislativo e o Executivo para trabalharem para o país (e não o contrário), ou sofreremos como nunca, num mundo que não oferece mais o fator tempo para quem perder tempo.

Governo que fica discutindo se devemos ou não prestar atenção no clima e meio ambiente – como se pudéssemos virar o nariz para esses fatos – nos faz perder tempo. Governo que fica colocando religiões e ideologias na mesa dos negócios internacionais só nos fará perder mercados.

 

Governo que não aponta para metas claras de crescimento, de um PIB que precisa crescer no mínimo 4% ao ano, nos próximos 6 anos, não está preparado para dirigir competitivamente o Brasil, que aos trancos e barrancos, desde 1970, segue entre as 10 maiores economias do mundo.

 

Os empresários, empreendedores, produtores, as cooperativas, a ciência e a tecnologia, a educação, todos os agentes econômicos do antes, dentro e pós-porteira das fazendas, se reunidos, terão um poder incontestável para atuar na meta de fazer o PIB do país crescer de 20% a 25% nos próximos 6 anos. E para que isso ocorra, precisaremos dobrar o tamanho atual do nosso agronegócio.

 

Não há outro macro setor no Brasil que consiga hoje agir para que esse sagrado objetivo possa ser atingido se as cadeias produtivas do agronegócio não o fizerem. A indústria brasileira de alimentação e bebidas por si só é a maior indústria do Brasil. Almeja vender R$ 700 bilhões de reais em 2019.

 

Uma verdadeira locomotiva para agregação de valor e busca de mercados internacionais. Para dobrarmos o tamanho do agribusiness brasileiro, hoje na faixa de U$ 400 bilhões, não será possível sem que os responsáveis por fazer o PIB acontecer comandem essa orquestração com a sociedade civil organizada.

Posted by Tejon in : Tejon,