Novo Censo Agropecuário

 

O competentíssimo Paulo Rabelo de Castro, economista e atual dirigente maior do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quer atualizar o Censo Agropecuário, e precisamos imensamente disso.

O Brasil mudou, deixou de ser rural e virou urbano. Eu chamaria os novos produtores agropecuários de “produtores agrourbanos”, além do antigo conceito do rural.

A tecnologia tomou conta, a interatividade com a mídia, a urbanização e qualidade de vida nas cidades, revelam a transformação gigantesca do interior do Brasil.

Se você ainda não viajou ao Mato Grosso, Goiás, oeste da Bahia, Sul do Piauí, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, áreas cearenses como Ubajara, todo Vale do São Francisco nos últimos 10 anos, precisa ir lá para conhecer.

Mas, para a visão de estratégias, com maior índice de segurança e certezas, precisamos muito do novo censo agropecuário… Este que, de acordo com as últimas notícias e dentro da crise econômica brasileira, parece que os recursos para esse censo não sairão.

A iniciativa privada mais o Governo e o IBGE deveriam sentar juntos e encontrar um meio para viabilizar essas informações. Não é possível criar e conceber estratégias, ou qualquer esboço de planejamento do agronegócio, sem o novo censo.

A mudança ocorrida no Brasil tem sido monumental, tanto no campo, quanto na integração campo-cidade. De um país que já aponta ter apenas 9% de sua população considerada rural, para 2030 viraremos agrourbanos.

O IBGE precisa viabilizar o novo Censo, e que Paulo Rabelo de Castro crie caminhos inovadores para esse fim.

Posted by Tejon in : Tejon,