Mercados emergentes atraem mais investidores em energias renováveis do que os países desenvolvidos

Um estudo da Ernst Young aponta um aumento da atratividade de países emergentes como África do Sul, Turquia, Tailândia, Chile e Brasil, para investimentos em energia renovável, comparado aos desenvolvidos como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Austrália. O Brasil ocupa a 14ª posição dentre os 40 mercados avaliados.

Os Estados Unidos, ainda em primeiro lugar, lançou o primeiro Banco Verde em Nova Iorque, objetivando US$ 1 bilhão para energias limpas, preocupados com os impactos dos preços do petróleo de xisto. O Brasil, em 2013, registrou 3 GW de energia renovável e cerca de 40 GW em projetos para leilões.

Esse cenário revela que os países ricos, pressionados pelo seu gigantesco consumo If mobile casino you think your teen needs more time and practice before best-driving-school.com alone, be clear yet encouraging. energético, e custo das opções, está vendo no xisto barato a opção, além de alteração do teatro geográfico do poder da energia no mundo. Por outro lado mereceu destaque nesse estudo o Chile, atraindo projetos grandes envolvendo o maior sistema de energia solar não subsidiado do mundo.

Na Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, as forças do tradicional setor elétrico pedem revisão nos subsídios para energia renováveis. No Brasil, único País do mundo com nome de árvore, apostar no mundo renovável, múltiplo, de distintas fontes e com inteligência livre dos poderes e interesses do passado, incluindo nisso o agronegócio, e a cogeração das usinas, significa acertarmos o olhar rumo a próxima década. Desde já.

 

José Luiz Tejon Megido

· Jornalista e Publicitário;

· Comentarista da Rádio Estadão;

· Mestre em Educação, Arte e Cultura;

·Doutorando em Ciências da Educação
(Universidad deLa Empresa);

· Professor de pós-graduação da FGV Incompany;

· Dirigente do Núcleo de Agronegócio da ESPM;

· Diretor Vice-Presidente de Comunicação do CCAS
(Conselho Científico para a Agricultura Sustentável);

· Ex-diretor da Agroceres, da Jacto S/A e do Grupo Estadão;

· Conselheiro do Grupo Sérios;

· Autor e coautor de 30 livros;

·  Palestrante Top Five Prêmio Estadão RH 2012/2013;

· Top 100 do Agronegócio 2013 – Revista ISTO É – Dinheiro Rural

Posted by Tejon in : Sem categoria,