FRUITPONIC: nasce uma nova hidroponia

A idéia vem da Espanha.

35fruitponic_comercialprojar

O Grupo Projar acredita ter alcançado um modelo lucrativo para o sistema Fruitponic, desenvolvido pelo Instituto Valenciano de Pesquisa Agrícola -IVIA. A fruticultura move-se para os benefícios do cultivo hidropônico já testado e reconhecido das hortaliças. É um sistema que incorpora “slabs” com um substrato especial para aonde as raízes das árvores de fruto são dirigidas e permite melhorar o seu desenvolvimento em condições de escassez de água ou baixa fertilidade do solo. O sistema se adapta para o crescimento das raízes e, se remover os “slabs”, a árvore não sofra porque não é dependente deste substrato.

1305695fruitponic_

As vantagens deste sistema, que já foi testado nas culturas de caqui, nectarina e cítricos, são as reduzidas necessidades de irrigação (cerca de 30%) e um peso médio de frutos que aumentou 5%. Isto implica em um aumento do valor comercial da fruta entre 10 e 30%.

1305696

Segundo Alejandra Pintos, diretor de marketing do Grupo Projar “Esta solução é adequada para grandes empresários rurais, produtores de frutas que enfrentam problemas de falta de água, terras improdutivas ou falta de homogeneidade no desenvolvimento de frutas pelas condições do solo. Ele permite que as raízes se desenvolvam em um meio de cultura adequado, aonde a absorção de água e nutrientes é facilitada e também permite rendimentos mais elevados na produção “.

Produtos para frutíferas vermelhas e hidroponia

Junto com esta inovação, o Grupo Projar apresentará suas soluções para pequenos frutos (“Berrys”), como mirtilo e framboesa e permitindo a sua introdução no Marrocos e México.

A empresa já trabalha em vários países da América Latina, Espanha, Portugal, Canadá e Tunísia, entre outros, com produtos à base de fibra de coco no segmento de hortaliça com slabs individuais de hidroponia para tomate, pimentão, abobrinha, berinjela ou morango, cuja vantagem é isolar a planta individualmente para disponibilizar os nutrientes necessários e limitar a disseminação de doenças.
Fonte: Interempresas

Posted by Bliska in : Sem categoria,