Em meio à crise, vendas de caminhões cresceram 50%

Há uma crise no setor de transportes, ao mesmo tempo, no primeiro semestre de 2018, as vendas de caminhões cresceram 50% comparadas ao mesmo período do ano anterior

 

Para quem duvida que, ou tomamos conta do agronegócio como um sistema, ou cedo ou tarde perdemos tudo, aí vai mais um espetacular exemplo: o assunto dos caminhões.

Uma tabela de diesel mal apresentada e pessimamente vendida para a sociedade mobilizou os caminhoneiros, e o que deveria ser uma justa negociação nos custos dos fretes se transformou no tal insensato tabelamento.

(Foto: Divulgação/MAN)

Um erro leva a outro, e muitas vezes em proporções gigantescas.

Com a crise e a ilegalidade na contratação de fretes fora dessa tal tabela de preços mínimos, observamos um espetáculo de vendas de caminhões no país.

 

Com a insegurança do transporte rodoviário, onde o agronegócio brasileiro tem total dependência, está ocorrendo uma aquisição de caminhões por parte das indústrias, do comércio e dos produtores, que passarão a ter frotas próprias.

Isso segue na total contramão da evolução, envolve criar ativos naquilo que não é a essência da sua atividade… e o que é pior, mais caminhões próprios, menos trabalho para os caminhoneiros autônomos. Sem dúvida, serão eles que irão pagar por esse impressionante erro de administração.

Um dos fatores mais críticos para o agronegócio nos próximos 10 anos está na sua capacidade de gestão sistêmica, e isso significa por exemplo, saber administrar uma cadeia produtiva, como a soja, desde a edição gênica das novas sementes, passando pelos sensores de agricultura de precisão, por máquinas de precisão na pesagem de sólidos, por vias de logística seguras e eficientes, portos, e chegadas até as unidades de processamento numa gestão real de cadeia de valor.

Quando não fazemos agronegócio no seu maior fundamento, visão e gestão sistêmica, jogamos um elo da corrente contra o outro.

 

Caminhoneiros versus produtores rurais, um jogo que ficou de adversários, quando deveria ser de parcerias e cooperação.

Posted by Tejon in : Tejon,