E "Toma Café"!!

Como se não bastasse o excelente trabalho de marketing e exportação de seu café, a Colômbia busca educar sua população e aumentar seu consumo interno.

Esses são os objetivos do Programa de promoção de consumo doméstico de café, organizado e suportado por diversas entidades, principalmente do setor privado. Batizado de “Toma Café”, abrange desde a Federação Nacional de Cafeteros até empresas torrefadoras de pequeno porte e passando por multinacionais como a Nestlé de Colômbia S.A. O trabalho, iniciado há quatro anos, consiste na promoção do consumo e educação do consumidor. Com pesquisas de mercado e do perfil do consumidor, a formação de multiplicadores de opinião, divulgação de resultados e benefícios de pesquisas científicas sobre o café e sua relação com a saúde estimulam uma demanda efetiva e que quebrou a inércia do consumo que estava inalterado por duas décadas no país. Dados da consultoria Nielsen, divulgados no final de 2013 apontaram crescimento de 2,7% de vendas do café torrado e moído, que correspondem a 86% do total de consumo em kg. O café instantâneo cresceu 1,5% e  números animadores foram alcançados pelas marcas Premium, que cresceram 8% em um nicho que já representa 5% das vendas. Os melhores números correspondem ao consumo fora de casa, que atingiu quase 20%, impulsionado principalmente por vendas de capuccino e frapé. Isso é facilmente perceptível pela maior online casino quantidade de baristas profissionais presentes em bares, restaurantes e hotéis e pela disponibilidade de “Cartas de café” com ampla variedade de bebidas frias e quente à base de café. A proliferação de lojas e espaços especializados em centros comerciais e a profissionalização de cafeterias de bairro, mesmo em cidades menores e menos badaladas como Armenia ou Pereira,  demonstram os avanços da iniciativa do “Toma Café”.

Cafeteria Juan Valdez na cidade de Armenia

Cafeteria Juan Valdez na cidade de Armenia

Nem só de café vivem as vendas. Roupas da "grife" Juan Valdez são parte da estratégia de marketing.

Nem só de café vivem as vendas. Roupas da “grife” Juan Valdez são parte da estratégia de marketing.

Logo do programa TomaCafé da Colômbia.

Logo do programa TomaCafé da Colômbia.

Além de proporcionar agregação de valor ao consumidor final, o “Toma Café” tem se mostrado excelente ferramenta de união dos elos da cadeia do café na Colômbia. Incentivando a competitividade e inovação do setor produtivo e industrial do café, o programa também alcança maior entendimento dos hábitos dos consumidores, antecipando tendências de mercado e funcionando como laboratório para os cafés gourmets de exportação.

No site www.tomacafe.org o consumidor encontra informações do programa, receitas, dicas de saúde e de capacitação profissional para atuar no mercado do café.

Antonio Bliska Júnior

Editor Revista Plasticultura                                                                                             Postado em    23/09/2014

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