Como se não bastasse o excelente trabalho de marketing e exportação de seu café, a Colômbia busca educar sua população e aumentar seu consumo interno.
Esses são os objetivos do Programa de promoção de consumo doméstico de café, organizado e suportado por diversas entidades, principalmente do setor privado. Batizado de “Toma Café”, abrange desde a Federação Nacional de Cafeteros até empresas torrefadoras de pequeno porte e passando por multinacionais como a Nestlé de Colômbia S.A. O trabalho, iniciado há quatro anos, consiste na promoção do consumo e educação do consumidor. Com pesquisas de mercado e do perfil do consumidor, a formação de multiplicadores de opinião, divulgação de resultados e benefícios de pesquisas científicas sobre o café e sua relação com a saúde estimulam uma demanda efetiva e que quebrou a inércia do consumo que estava inalterado por duas décadas no país. Dados da consultoria Nielsen, divulgados no final de 2013 apontaram crescimento de 2,7% de vendas do café torrado e moído, que correspondem a 86% do total de consumo em kg. O café instantâneo cresceu 1,5% e números animadores foram alcançados pelas marcas Premium, que cresceram 8% em um nicho que já representa 5% das vendas. Os melhores números correspondem ao consumo fora de casa, que atingiu quase 20%, impulsionado principalmente por vendas de capuccino e frapé. Isso é facilmente perceptível pela maior online casino quantidade de baristas profissionais presentes em bares, restaurantes e hotéis e pela disponibilidade de “Cartas de café” com ampla variedade de bebidas frias e quente à base de café. A proliferação de lojas e espaços especializados em centros comerciais e a profissionalização de cafeterias de bairro, mesmo em cidades menores e menos badaladas como Armenia ou Pereira, demonstram os avanços da iniciativa do “Toma Café”.
Além de proporcionar agregação de valor ao consumidor final, o “Toma Café” tem se mostrado excelente ferramenta de união dos elos da cadeia do café na Colômbia. Incentivando a competitividade e inovação do setor produtivo e industrial do café, o programa também alcança maior entendimento dos hábitos dos consumidores, antecipando tendências de mercado e funcionando como laboratório para os cafés gourmets de exportação.
No site www.tomacafe.org o consumidor encontra informações do programa, receitas, dicas de saúde e de capacitação profissional para atuar no mercado do café.
Antonio Bliska Júnior
Editor Revista Plasticultura Postado em 23/09/2014