Como a falta de chuvas tem afetado o segmento de flores e plantas ornamentais

O longo período de estiagem está afetando diretamente a qualidade das plantas. Assim como para todos os seres vivos, a água é de suma importância para o desenvolvimento e bem-estar, com as plantas não é diferente, também estão sofrendo com o calor excessivo, ocasionando problemas como pragas, doenças e ácaros, além de problemas de desidratação, não só na produção, mas também ao longo da cadeia de flores e plantas (transporte, por exemplo), afetando não só a qualidade, mas também a durabilidade do produto.

As plantas mais sensíveis ao calor, e aquelas que apresentam uma necessidade maior de água são as que mais sofrem com esta estiagem e com as altas temperaturas (Impatiens e Crisântemos, por exemplo), podem apresentar folhas queimadas ou secas, e déficit hídrico – provocando falta de desenvolvimento da planta, e ficando sujeitas a ataque de pragas.  As plantas verdes, ou seja, aquelas sem flores, online casino em geral são mais resistentes, no entanto, algumas espécies também estão sendo bastante afetadas, principalmente aquelas que necessitam de temperaturas mais amenas para se desenvolver.

Em termos comerciais, não houve uma influencia direta, pois o calor propicia o aumento no número de plantas (volume) uma vez que estimula seu crescimento. Devido a isso estamos até com um volume maior, cerca de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, as altas temperaturas e a falta de chuvas, podem afetar na qualidade e a durabilidade do produto, provocando a migração para produtos mais duráveis e resistentes, mas de uma forma geral isto é praticamente imperceptível, não chegando a ser preocupante.

 

 

Vista interna do pátio do Veiling em Holambra, SP

Vista interna do pátio do Veiling em Holambra, SPe: 

Fonte:  Departamento de Comunicação e Marketing

Cooperativa Veiling Holambra

Data de publicação: 30/10/2014

Posted by Antonio Bliska Júnior in : Sem categoria,