Agronegócio com impacto poderoso na globalização

Agronegócio globalizou em tudo: na tecnologia, no capital, nas transações e relações, na logística, nos vários elos das cadeias produtivas, etc.

Produtoras e produtores são também globalizados. Hoje temos a “digital farming“, a big data do agronegócio no Brasil, inclusive com o primeiro grupo de jovens sendo formados para isso na FATEC, criada pela Fundação Shunji Nishimura na cidade de Pompéia, no estado de São Paulo.

Estou lecionando aulas para o programa de MBA em Agribusiness e Food Management pela Audencia Business School, na França, o qual acontece pelo 3° ano consecutivo. Meus jovens alunos são do mundo todo: Ghana, França, Colômbia, México, China, Singapura, Nigéria, Canadá e também brasileiros.

Quando olhamos para uma classe reunindo alunos do mundo inteiro, assistimos o poderoso impacto da globalização. Podemos presenciar que em todas as partes do mundo, apesar de suas diferenças religiosas, culturais e de especialidades agropecuárias e de agronegócio, há uma gigantesca convergência para a gestão e compreensão da administração das cadeias de valor, seja de pequenos agricultores africanos ou de uma gigantesca cooperativa de trigo canadense. Da espetacular sidra da maçã ou das algas na nutrição de animais versus os antibióticos da Bretanha Francesa.

Ao olharmos um grupo tão diferente e cada vez mais parecido, percebemos que há um sentido global de capitalismo consciente, de uma agropecuária de precisão, de tecnologia, e ao mesmo tempo, de sustentabilidade. Do natural e do orgânico do biodinâmico, mas num olhar de convergências, e não de divergências.

Vejo cooperativismo, ações de grandes companhias e jovens reunidos do mundo todo.

Jovem brasileiro, fique de olho no Brasil, pois para essas moças e moços estrangeiros, o nosso Brasil pode estar cheio de problemas, têm muita gente falando em ir viver na Flórida, mas tem também muita gente que nos admira e quer vir e ficar por aqui.

Jovens globalizados para um agronegócio globalizado, uma nova geração está chegando direto da Audencia Business School, na cidade de Nantes, França.

Posted by Tejon in : Tejon,