A relevância do bem estar animal

O bem estar animal assume hoje no mundo uma proporção imensa vinculada à saúde humana.

 

As organizações querem apresentar os produtos utilizados para o seu processamento agroindustrial como sendo de origem natural, feito por famílias zelosas e cuidadosas no campo. Também querem mostrar que a produção animal gerenciada está com elevadas preocupações de bem estar animal.

Grandes redes, como Mc Donald’s, Burger King, Subway, já aboliram, por exemplo, a compra de produtos originados em sistemas de gaiolas. No caso, as poedeiras de ovos.

A pesquisadora da – Pontifícia Universidade Católica – PUC do Chile e da Universidade Federal de Santa Catarina, Dayane Lemos Teixeira, apresentou dados inéditos na Conferência Feed News. Após ouvir 358 pessoas sobre a produção de ovos, as pesquisas revelaram por parte dos consumidores finais, quais informações os cidadãos e clientes gostariam de ter de uma granja de ovos ideal.

Os resultados apontaram:

1º Bem estar animal: 32,6%

2º Naturalidade: 15,6%

3º Qualidade do ovo e seu efeito no consumidor: 21,5%

4º Higiene: 13,4%

5º Produção: 8,0 %

6º Ética: 5,3%

7º Impacto ambiental: 3,6 %

Acima de todos os fatores foi apresentado a preocupação com os bons tratos e o bem estar dos animais. Coisas para considerarmos em toda cadeia da proteína animal.

E daqui a pouco, na cadeia vegetal, a qualidade nutricional no vegetal impactará diretamente a vida do animal. Por isso, o pessoal dos fertilizantes e adubos já falam da iniciativa NPV – Nutrientes Para a Vida, muito além do lado exclusivamente agronômico de ser.

Posted by Tejon in : Marketing Tejon,