A maior horta urbana do mundo está localizada em Paris

Redação por Vinícius Bento;

Além de possuir um dos monumentos mais visitados do mundo e que ao mesmo tempo é o símbolo do país, a capital da França também conquistou o título de ter construído a maior horta urbana do mundo. Trata-se da inaguração pela Nature Urbain de um espaço de 14 mil metros quadrados sobre os telhados do Parque de Exposições de Versalhes, localizado no sul da capital.

De acordo com a coordenadora Sophie Hardy, responsável pela inciativa, o objetivo da construção de uma horta urbana desse patamar dentro da cidade é o de contribuir com a alimentação de uma maneira mais ecológica e não o de suprir as necessidades da metrópole.

São atualmente 4 mil metros quadrados de área plantada com cerca de 20 espécies diferentes que variam de hortaliças a frutas. O sistema empregado se baseia em técnicas avançadas de agricultura urbana adaptadas ao telhado, mais precisamente o cultivo sem solo.

Os sistemas utilizados pela Nature Urbain são o de aquaponia e hidroponia, as estruturas estão dispostas tanto no sentido vertical como horizontal com o intuito de otimizar o espaço e conseguir maior produtividade por área. É possível observar que a estrutura vertical é constituída de bambu ou PVC. Já as estruturas horizontais estão dispostas em calhas forradas com plástico e cobertas com substrato. De acordo com Sophie a otimização do espaço permite que um metro quadrado de área produtiva nesse modelo seja equivalente a cinco vezes mais que o realizado no sistema tradicional.



Imagem 1. Sistema de aeroponia
Fonte: RFI/Florent Guignard
Tomate em cultivo sem solo. Imagem 2. Imagem AFP
Fonte: Uol
















Além de todo o planejamento do espaço, o uso da tecnologia permite que o gerenciamento seja em período integral. De acordo com técnica Kahlia Gauthier, técnica responsável pelo local, a fertirrigação é realizada de forma eletrônica com reuso de até 90% da água e são recebidos alertas via telefone quando surgem problemas no sistema.

Apesar de toda essa estrutura moderna, tecnologia empregada e agricultura com base em técnicas avançadas de cultivo a Nature Urbain também reservou um espaço do telhado destinado para as pessoas alugarem e usarem de acordo com o seu interesse. Esse espaço é constituído por caixotes de madeira cobertos por terra/substrato e podem ser usados por chefs de cozinha, moradores da região, hotéis, entre outros. O objetivo desses espaços é possibilitar para as pessoas diferentes atividades como a participação em cursos de jardinagem, levar a família para experimentar o plantio, cultivar determinada cultura para suprir sua necessidade pessoal/comercial, etc.

Jardins alugados que podem ser compartilhados nos telhados do Parque de Exposições de Paris, © NU-Paris
Fonte: RFI

Frutas e legumes produzidos no local já estão sendo consumidos por bares, restaurantes e mercados locais. A previsão é de que em dois anos, todo o telhado do pavilhão 6 do parque de exposições esteja coberto com diferentes culturas.






Fonte1: https://www.rfi.fr/br/fran%C3%A7a/20200625-maior-horta-urbana-do-mundo-abre-sobre-os-telhados-de-paris

Fonte2: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/rfi/2020/06/25/maior-horta-urbana-do-mundo-abre-sobre-os-telhados-de-paris.htm

Posted by admin in : Sem categoria, Nenhum comentário em A maior horta urbana do mundo está localizada em Paris

Deixe seu comentário