A estratégia ampliada de marketing no agronegócio constrói a visão de uma agrossociedade.

A Matriz “Biomarketing” – criada pelos especialistas e professores José Luiz Tejon Megido, Coriolano Xavier, Doly Ribeiro Jr e Camila Soares, da moderna cadeia da agrossociedade – amplia a visão de um planejamento de marketing dentro do “agribusiness“. São cinco plataformas de análise, adaptação, ativação e processos de avaliação de um plano de marketing, reunidas e elevadas a valores perceptuais sociais, nutricionais e de qualidade de vida.

 

Significa dizer que, se você está atuando no “antes da porteira“, nos setores de insumos, máquinas, bens de produção para a agropecuária; ou “dentro das porteiras das fazendas“, na produção propriamente dita de algodão, carnes, grãos, hortaliças, frutas, café, etc.; ou no “pós-porteira das fazendas“, envolvendo o processamento agroindustrial, varejo, distribuição, transporte e serviços da alimentação, fibras, agroenergia, bebidas, não importa seu ponto de vista de toda a cadeia produtiva, o mundo contemporâneo exige um pensamento estratégico a partir dessa estratégia ampliada.

 

Quando uma cooperativa como a Aurora Alimentos, por exemplo, de Chapecó em Santa Catarina, desenvolve genética de aves e suínos ao lado de fornecedores especializados,  educa e prepara cerca de 70 mil famílias de cooperados para o uso avançado de ciência e tecnologia, organiza armazenagem, industrialização, embalagem, logística, marca, vendas, distribuição e utiliza a propaganda com o tenista Guga, promovendo o primeiro leite com rastreabilidade no país; assina os comerciais agregando 70 mil famílias que cuidam de você, e de mim, estão atuando e operando sob uma estratégia ampliada de agrossociedade.

 

Ao termos o Carnaval mais famoso do mundo, o do Rio de Janeiro em 2014, com o agronegócio na avenida, em exemplo coordenado pela Basf, temos aí mais um exemplo concreto de estratégia ampliada voltada à agrossociedade. Da mesma forma quando a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados inicia o programa RAMA – Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, com tecnologia da Pari Passu, oferece um “aperto de mão“, uma apresentação daquele que planta legumes, frutas e hortaliças, lá no campo, com o consumidor final.  Um celular, com Qr Code, sabemos quem produziu, quando, sob quais cuidados e rigores de segurança alimentar.

 

Cadeias de fast food, como a americana Chipotle, definem-se como uma rede que só se abastece de pequenos produtores rurais, de agricultores familiares. Ai já está o ingrediente da agrossociedade.

 

O Grupo AuroraSerios, produtores de sementes e de grãos, no Oeste da Bahia, decidem investir em um colégio modelar e impecável para o ensino fundamental e de 2.º grau na cidade de Brasília, o Colégio Serios, e seus proprietários Heinz e Jerusa afirmam “o presente é o resultado do futuro, de sementes no campo, para a semente da educação, temos total afinidade com essa missão“.

 

A Fundação Shunji Nishimura, em online casino Pompeia, a Fundação José Carvalho, em Pojuca na Bahia, a fazenda Nutrilite da Amway em Ubajara no Ceará, totalmente orgânica, desenvolvendo áreas de assentados, no entorno da fazenda para a produção sustentável de frutas, como acerola. A Eagle Flores, Frutas e Hortaliças, em Uberlândia (MG), pesquisando e desenvolvendo sementes tropicalizadas de FLV. A Cacau Show, de Alexandre Costa, ao estimular e buscar o cacau, desde a origem e levando o amor ao chocolate para as cidades, com mais de mil franqueados.

 

A Syngenta, líder do mercado na área de proteção de culturas, passa a definir sua orientação estratégica não mais apenas como fornecedora de defensivos, e sim como uma orquestradora das cadeias produtivas do agronegócio. Monsanto e Agroceres na busca da valorização das famílias dos agricultores americanos, perante a sociedade urbana, por exemplo, em suas campanhas “Amar, aprender e acreditar”; ou a Dupont na oferta do estado da arte da ciência e da tecnologia.

 

Vimos a mesma coisa em diversas organizações, as quais acompanhamos profissionalmente e através do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM: MSD, no setor veterinário, buscando a compreensão do cliente, nas questões da saúde animal, e na divisão dos “pets“. A Agrichem, empresa inovadora no setor de nutrição de plantas, associa cada vez mais a qualidade do alimento dado às plantas, com a saúde humana de quem as A study published in the US National Library of Medicine shows, however, that transient RLS is experienced by a portion of individuals experiencing opiate home remedies for opiate withdrawal symptoms. consome. John Deere, Bayer, associações como a do Arroz do litoral gaúcho, café do Cerrado, as cooperativas Coamo, Cocamar, Agrária, Santa Clara, C.Vale, etc, já exemplificam atitudes ampliadas de suas visões e busca de estabelecimento de vínculos perceptuais.

 

Ao criarmos a Matriz “Biomarketing“ não estamos mais inventando a roda, e sim, registrando os retalhos que já estão aí, oferecidos pelas próprias organizações, ao longo de toda a cadeia produtiva, em um verdadeiro “patchwork“. O mérito deste trabalho está na sua visualização como uma composição musical, ou um quadro, onde os acordes estão harmonicamente reunidos, ou as cores e as sombras delineadas. A Matriz apresenta para os profissionais de marketing o estímulo e o dever de olhar cinco ângulos, na criação dos seus planos de marketing.

 

A plataforma da produção agrícola e pecuária exige o encadeamento com o que a antecede, a produção e distribuição de insumos e equipamentos. Seguindo a jornada ao longo da matriz, este comandante do plano de marketing  precisará olhar e perceber vínculos com a distribuição pós-porteira – os novos caminhos até a mesa. Seguindo o giro, a Matriz vai colocar no microscópio a alimentação consciente, os hábitos alimentares, e o resultado derivado do campo, em uma ótica de prazer e saúde. Finalmente, este nosso CMO (chief marketing officer) fará a conexão com a quinta plataforma, já na modernidade dos vínculos com o futuro: a dimensão social, política, ambiental e econômica, o caminho para a agrossociedade.

 

Ao dar a volta completa na Matriz Biomarketing (colocando a vida no centro das decisões, em todos os sentidos, econômicos, sustentáveis, prazer, saúde, meio ambiente, nutrição, responsabilidade social, empreendedorismo e cooperativismo) vamos encontrar o além do pós-porteira das fazendas, em um contexto humanístico evolutivo e ascensional, em que educação, novas carreiras, segurança e governança das redes ao longo de todos os nichos e segmentações, com mídia e redes sociais, nuvens socialytics, big data, e valores, orientam e iluminam em longo prazo, e agregam valor a cada decisão tomada no curtíssimo prazo das organizações.

 

O master science inovador, reunindo a ESPM no Brasil com a Universidade de Nantes na França, já vai preparar alunos para a planificação de marketing a partir da visão ampliada de marketing para a agrossociedade. A iniciativa com a AMMA – ação das mulheres de marketing na agrossociedade vai atrair a sensibilidade e a intuição feminina para esta nova leitura ampliada do escopo de um plano de marketing.

 

Esteja você onde estiver, ao longo da cadeia do agribusiness, da ponta da análise sensorial de alimentos, como nos inspira o Prof. Dr. Luigi Odello da Universidade de Brescia, Itália, ao núcleo do geneticista, como nos inspira o Prof. Dr. Joaquim Machado, da Unicamp; a uma ONG, ao frentista do posto de combustível na venda do etanol, da presidência da República, ao presidente da cooperativa, da nutrição infantil, ao sucesso estético de Buddy Valastro, um astro que faz bolos mundo afora; do produtor rural ao supermercadista, o plano de marketing precisa ser pensado, planejado e considerado como “agrossociedade“, muito maior e acima do agronegócio.

José Luiz Tejon Megido

  • Comentarista da Rádio Estadão;
  • Mestre em Educação, Arte e Cultura;
  • Doutorando em Ciências da Educação
    (Universidad de La Empresa);
  • Professor de pós-graduação da FGV In Company;
  • Dirigente do Núcleo de Agronegócio da ESPM;
  • Ex-diretor da Agroceres, da Jacto S/A e do Grupo Estadão;
  • Conselheiro do Grupo Sérios;
  • Conselheiro Estratégico da Câmara Agrícola Lusófona (de Portugal);
  • Autor e coautor de 32 livros;
  • Palestrante Prêmio Top of Mind Estadão RH;
  • Top 100 do Agronegócio Revista ISTO É – Dinheiro Rural

Posted by Tejon in : Sem categoria,