25 anos do 1o Encontro de Hidroponia no Brasil

Há exatos 25 anos a Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP organizava o 1o Encontro de Hidroponia no Brasil.

Com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros o evento lançou as bases de um processo de produção agrícola que não parou mais de crescer e que hoje tem mais de 6mil usuários, entre profissionais, amadores e curiosos.

Na época o evento contou com a particiação de mais de 300 pessoas que vieram ao Centro de Convenções da Unicamp para assistir à Dra. Pilar Lorenzo, do CDHI de Almeria, na Espanha proferir a palestra mais aguardada. Falando dos diversos métodos de cultivo sem solos, inclusive o NFT (Técnica do filme nutriente) que virou sinônimo de hidroponia no Brasil, ensinou já naquele momento as diferenças do que é um sistema aberto e de um sistema fechado.

LOGOTIPO ORIGINAL DO 1o ENCONTRO DE HIDROPONIA

Dentre os palestrantes nacionais, a Dra. Herminia Pietro Martinez, também espanhola, mas radicada no Brasil, mais especificamente na Universidade Federal de Viçosa, marcou presença. Falando inclusive sobre o cultivo de flores em substratos, como rosas, cravos e crisântemos, antecipando a tendência que se universalizou no segmento de flores de vaso.

Do Instituto Agronômico de Campinas, o evento contou com a presença do Dr. Pedro Furlani, praticamente o “pai” das soluções nutritivas utilizadas em hortaliças no Brasil. Também do IAC, a Dra. Maria Aparecida Tanaka, discorreu sobre o tema sempre atual de doenças em cultivos sem solo.

Da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Unicamp falaram o Prof. Antonio Carlos de Oliveira Ferraz, discorrendo sobre o tema de automação em estufa e o Eng. Agrônomo Antonio Bliska Júnior abordadndo a questão dos materiais de cobertura para cultivos protegidos.

Depois desse 1o Encontro de Hidroponia, outros 4 eventos foram realizados pela Unicamp, até que se iniciaram os eventos em Florianópolis, organizados pela Universidade Federal de Sta. Catarina.

Capa da publicação do 1o Encontro de Hidroponia, lançado em 1997 no 2o Encontro de Hidroponia, realizado em Águas de Lindóia

A FEAGRI, ao longo desses 25 anos, capacitou diversos profissionais através de cursos de extensão, com mais de 1000 alunos, e formou diversos alunos de graduação, mestrado e doutorado, que hoje atuam na iniciativa privada ou em instituições públicas de pesquisa utilizando as técnicas de hidroponia. Os professores Paulo Leal e Silvio Honório, hoje aposentados, deixaram contribuições importantes em publicaçoes e orientações de teses. Outros profissionais continuam utilizando as técnicas de cultivo sem solo na FEAGRI. Em breve, novas contribuições serão divulgadas a respeito do tema.

E para os interessados no tema, quer seja por atuação acadêmica ou empresarial, recomendamos participar do ENSUB, que este ano será realizado on line. Inscrva-se no www.ensub.com.br

Posted by Bliska in : Sem categoria, Nenhum comentário em 25 anos do 1o Encontro de Hidroponia no Brasil

Deixe seu comentário